/
/
Você sabe o que é Ansiedade Linguística?

Você sabe o que é Ansiedade Linguística?

Alice Kaseker

Você já teve aquele branco na hora de falar inglês? Sentiu ansiedade ou frustração por esquecer boa parte do que aprende em aula? Já duvidou da sua capacidade de aprender inglês? Já se comparou com outros aprendizes do idioma e se sentiu inferior ou atrasado?

Se você respondeu sim para algumas dessas perguntas, pode ser que você tenha “language anxiety” ou “ansiedade linguística”. E eu te asseguro: você não está sozinho(a).

A ansiedade linguística é um fenômeno bem mais específico do que a ansiedade clínica. Mas não é nada incomum!

Ela geralmente se desenvolve em alunos que estão tendo dificuldade de aprender (seja pelo motivo que for!) e que passam a duvidar de sua capacidade de aprender. A insegurança torna-se ansiedade e as consequências no aprendizado são graves.

Isso porque a ansiedade elevada pode atrapalhar o fluxo de informações que chegam nos sistemas de processamento cognitivo dos alunos, o que torna as coisas ainda piores. Vira uma bola de neve: você aprende menos, duvida mais de si e quanto mais duvida de sua capacidade, mais a dificuldade de aprendizado se concretiza. Uma parede se constrói em torno da sua mente, e a informação custa a penetrar. Frustrante, né?

Mas não se preocupe, existem algumas coisas que podem te ajudar a reverter esse quadro:

🪞 Trabalhe na sua autoconfiança:

É essencial acreditar que você está caminhando para o sucesso. Se você se permitir duvidar de si mesmo, vai ser inifitamente mais difícil de chegar lá. E isso caminha lado a lado com o entender que as dificuldades são normais, mas também passageiras. Muitas vezes basta adaptar seus estudos.

📈 Esquematize seu aprendizado:

É preciso enxergar ou medir seu progresso no idioma, por que às vezes precisamos dessas evidências externas e concretas pra mudarmos de mindset, né? Leia o post sobre monitoramento de progresso para saber como!

🗣 Converse com pessoas que entendem:

Isso pode ser de muita ajuda também! Se você está passando por algo assim, procure a nossa coordenação pedagógica. Também não deixe de dialogar com seu professor sobre o assunto!

Você já conhecia esse conceito de ansiedade linguística? Comente no nosso post do Instagram.